Aula de Jump fortalece o joelho?

Olá, tudo bom?

blog jumpAs dores nos joelhos são comuns em pessoas que iniciam a academia. Diversos fatores estão relacionados ao surgimento dessas dores nos joelhos. Por exemplo: diminuição da cartilagem, cirurgia de ligamentos, posição anatômica dos ossos que compõe a articulação, entre outros. Recentemente, um programa de TV sobre saúde, indicou a aula de Jump para o tratamento das dores nos joelhos. Entretanto, considero que essa estratégia não é a mais ideal. Entenda o motivo!

AULA DE JUMP x DORES NOS JOELHOS

Os principais motivos para NÃO realizar uma aula de Jump para o tratamento das dores no seu joelho são a seguintes:

  1. Instabilidade: Durante uma aula de Jump, a coreografia exige que você realize uma diversidade de movimentos, em tempos determinados, e com intensidades variadas numa plataforma instável. Isso aumenta o risco de alguma torção do joelho ou até mesmo o deslocamento da patela dependendo do seu tipo de lesão;

  2. Especificidade: A principal característica fisiológica da aula de Jump é melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório. Geralmente, as dores nos joelhos são em decorrência do desequilíbrio muscular dos músculos da coxa, o qual a aula de Jump não consegue contemplar o equilíbrio muscular.

DICAS DE TREINO

 A estratégia mais segura para o tratamento das dores nos joelhos é o fortalecimento dos músculos da coxa e do glúteo por meio dos exercícios de musculação, na qual tenham uma base estável para sua realização como: o Agachamento, o Leg Press, o Stiff e o Terra.

Se você possui dores nos joelhos, realize inicialmente uma consulta com um ortopedista e um fisioterapeuta. Após esse processo, fortaleça seus músculos da coxa e glúteos para estabelecer o equilíbrio muscular entre esses músculos novamente. Conforme sua evolução, volte gradativamente às aulas de Jump até sentir confiança nos movimentos e acompanhar a aula com segurança. Se não quiser abandonar o Jump nesse processo, utilize-o para realizar exercícios de propriocepção, e não, como uma aula em si.

Até a próxima!

Saiba mais:

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2 comentários sobre “Aula de Jump fortalece o joelho?

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