Longevidade: o caminho se encontra no exercício físico!

Olá, tudo bom?

Certamento você sabe que o processo de envelhecimento é inevitável. Para muitos, isso é  motivo de desespero, mas acalme-se, pois muitas pesquisas atuais mostram que o exercício físico regular contribui de forma significativa para o aumento da longevidade. E o melhor, é que o aumento da longevidade é associado com o aumento da qualidade de vida. Conheça, então, quais são esses exercícios físicos que colaboram para a longevidade.

EXERCÍCIO FÍSICO E LONGEVIDADE

longevidade e exercício físico1)Exercícios de força muscular: esses exercícios aumentam sua força muscular, uma condição fundamental para você realizar suas tarefas cotidianas com mais autonomia e independência. Outro benefício desses exercícios é a manutenção ou a aquisição de massa muscular. Essa condição é fundamental na prevenção de doenças crônicas como a obesidade e alguns tipos de câncer. Exemplos de exercícios: musculação, treino funcional e o próprio peso corporal.

2) Exercícios aeróbios:  esses exercícios aumentam seu condicionamento cardiorrespiratório. Essa condição é fundamental para melhorar suas capacidades cognitivas (memória, aprendizado, etc). Desse modo, você se previne das doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer, ou das doenças dos transtornos de humor, como a depressão. Exemplos de exercícios: HIIT, corrida, natação, bicicleta.

3) Exercícios para o equilíbrio: esses exercícios diminuem o risco de quedas. As quedas são um dos principais fatores de mortalidade e prejuízo na qualidade de vida das pessoas, principalmente, após os 50 anos de idade. Exemplos de exercícios: Andar sobre uma linha e exercícios de propriocepção sobre um step.

Atualmente, surgiu a indústria da longevidade com a promessa de mais anos de vida e com qualidade. Porém essa indústria vende a ideia de longevidade com um alto custo. Antes de investir nesses procedimentos de alto custo, que ainda não possui comprovações científicas, mude para um estilo de vida ativo e saudável, pois além do menor custo, o mesmo já apresenta diversas comprovações científicas da sua eficácia. Faça os exercícios sugeridos com regularidade e não se iluda com facilidades!

Até a próxima!

Saiba mais:

HIIT e Hipertrofia: Vale a pena investir?
Peitoral: 3 exercícios fundamentais!
Bíceps e tríceps conjugados para aumentar seu Braço!!

Um comentário sobre “Longevidade: o caminho se encontra no exercício físico!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s