Leia o rótulo dos alimentos!

Olá, tudo bom?

Uma medida muito eficaz para manter e melhorar sua saúde é olhar o rótulo dos alimentos, pois muitos produtos que se mostram saudáveis na verdade não têm nada de saudável. Leia os conselhos da Nutricionista Carolina Sartori e saiba como interpretar os rótulos dos alimentos. Boa leitura!

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Por Carolina Sartori @sartori.carol

Se vai comer alimento com rótulo, leia o rótulo!

1. O ideal é sempre comer alimentos in natura ou apenas embalados (não processados ou minimamente processados). – ☝🏼️Embalados não processados: arroz integral, feijão, lentilhas, quinoa (e grãos em geral), sementes, castanhas, carnes (peixes, frango) por exemplo. – ☝🏼minimamente processados: aveia, leite, farelos, frutas secas, polpas de fruta, coco seco ralado, farinha de coco, farinhas funcionais (de frutas, de sementes, de leguminosas), farelos, pastas de castanhas ou amendoim sem açúcar (compostas apenas por castanhas ou amendoim, nada mais), cacau em pó 100%, etc;

leia o rótulo dos alimentos2. Quanto menos ingredientes melhor!
Existem industrializados um pouco mais processados, porém ainda assim “do bem”, ou seja, com processamento, mas com o mínimo possível de ingredientes e apenas com ingredientes saudáveis. Exemplos: manteiga de leite, iogurtes, farinha de mandioca, coalhadas, queijos, óleo de coco, café solúvel, leite em pó, etc

3. Quanto mais prejudicial à saúde…
A) mais ingredientes com nomes estranhos
B) mais exige processamento
C) mais “moderno” é
D) menos possível é de se fazer em casa
E) mais açúcar/glucose/glicose/”xarope de qualquer coisa” tem nos ingredientes.

4. Os ingredientes são MAIS importantes que a informação nutricional e estão sempre ordenados de forma decrescente, ou seja: do que está presente em maior quantidade para o que está em menor quantidade.

5. Não é porque está escrito light/diet/fit/sem glúten/sem lactose/sem açúcar/zero/leve/sem colesterol/low fat/rico em fibras/fonte de proteínas/mata sua fome que é bom para a sua saúde (aliás, se tiver algum desses, DESCONFIE!)

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Até a próxima!

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