2 dicas para um ótimo agachamento!

Olá, tudo bom?

O agachamento é um ótimo exercício para desenvolver, definir e aumentar a massa muscular de suas coxas e glúteos. Embora seja um movimento natural que realizamos no dia a dia, quando colocamos a barra nas costas o movimento se complica um pouco. Sendo assim, vou compartilhar duas dicas fundamentais que ajudam a melhorar a técnica do agachamento:

DICAS PARA O AGACHAMENTO

agachamento1) Posição da cabeça: procure sempre manter o olhar fixo num ponto à frente e mantenha a cabeça alinhada com sua coluna. Pode ser o espelho, por exemplo. Além de ajudar você manter uma referência durante sua execução, essa posição colabora para prevenir compensações de força entre uma vértebra e outra da sua coluna, logo diminui o risco de lesão na mesma.

2) Posição dos joelhos: o alinhamento dos joelhos deve ser o mais próximo possível do maléolo medial (osso localizado na parte interna do seu tornozelo) e lateral (osso localizado na parte externa do seu tornozelo). Em termos mais práticos, você realiza uma discreta rotação externa (pés voltados para “fora”) dos seus pés e os joelhos devem acompanhar a mesma. Isso contribui para diminuir as forças que atuam na articulação do joelho, e assim, diminuem o risco de lesão nessa articulação.

O agachamento é um excelente exercício para suas coxas e glúteos. Essas são duas dicas para ajudar, mas você SEMPRE deve pedir para seu professor corrigir o movimento, pois só a orientação presencial é capaz de detectar os erros, e assim, corrigir os mesmos. A correção da técnica do agachamento pode ser feita por meio dos exercícios educativos, os quais devem ser inseridos progressivamente, à medida que melhora sua técnica. Além disso, realizar o agachamento na maior amplitude que conseguir, é seguro, até mesmo para as pessoas que estão em reabilitação de ligamentos, pois quanto maior a amplitude do movimento, ocorre uma co-ativação dos posteriores de coxa, para estabilização e proteção dos joelhos.

Até a próxima!

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