Musculação na Menopausa? Vale a pena investir!

Olá, tudo bom?

Responda com sinceridade: Os sintomas da menopausa atrapalham sua qualidade de vida? Independente se a sua resposta foi um SIM ou um NÃO saiba que a musculação é uma estratégia muito eficaz para amenizar esses sintomas. Além de amenizar os sintomas, a musculação é muito benéfica para prevenir e tratar o surgimento e o agravamento de doenças características desse período da mulher. Não acredita? Leia, então, um pouco a mais sobre esses benefícios.

MUSCULAÇÃO X MENOPAUSA

1) Densidade óssea: nesse período a  mulher fica mais vulnerável a desmineralização óssea, o que aumenta o risco de osteopenia e osteoporose. Por outro lado, a musculação exerce forças de pressão no sistema ósseo que estimulam o depósito de minerais, como o cálcio, no sistema ósseo, tornando-o mais forte e prevenindo da osteopenia e osteoporose.

menopausa2) Gordura Corporal: nesse período a mulher passa a acumular mais gordura na região visceral por conta do desequilíbrio dos hormônios progesterona e estradiol. A musculação, no entanto, promove um gasto calórico significativo durante e após o treino que contribuirá na redução da gordura visceral

3) Massa muscular: nesse período as mulheres tem uma queda significativa do tecido muscular, o que aumenta o risco de fraqueza muscular, quedas e obesidade. Por outro lado, a musculação aumenta a quantidade de massa muscular que reverterá à fraqueza muscular, e assim os riscos de queda, bem como ajudará no emagrecimento, pois a musculação aumenta o metabolismo de repouso, condição fundamental para o emagrecimento.

Se você chegou à menopausa não entre em pânico por causa das alterações que a mesma provoca no seu organismo. Se você mantiver um estilo de vida saudável e ativo, seu corpo tende a se manter como antes. Para isso, no entanto, será necessário incluir a musculação com uma regularidade de 3 a 4 vezes na semana, com exercícios que trabalhem a musculatura de forma globalizada. Se mesmo com a prática regular de musculação os sintomas da menopausa atrapalharem sua qualidade de vida, faça visitas regulares ao médico especialista e adote um plano alimentar adequado a sua realidade.

Até a próxima!

Saiba mais:

Exercício físico e Depressão!
3 regras essenciais para Definição Abdominal!
Água e Emagrecimento: um belo investimento!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s