Açaí: fruta com poderes terapêuticos!

Olá, tudo bom?

Sou suspeito para dar uma opinião em relação ao açaí, pois sou fã de carteirinha dele! No entanto, você sabia que o açaí além de apresentar um ótimo paladar é uma fruta muito benéfica para a sua saúde. Leia o repost de Nutrição dessa semana e saiba mais!

________________________________________

Matéria publicada no site Segs

O açaí, fruta característica da Região Norte, é bastante completo, rico em proteínas, gorduras boas, vitaminas e muitos antioxidantes, devido a uma substância bastante presente na fruta, as antocianinas da família dos flavonoides, que também dão a característica de coloração roxa à fruta. E por ser rica em antioxidantes, pode prevenir diversos tipos de doenças.

Benefícios

Na prevenção do câncer

As antocianinas combatem os radicais livres do nosso organismo, que são substâncias produzidas pelo nosso corpo e que, em excesso, podem causar doenças como o câncer.

açai Diminuição do colesterol

Um estudo publicado na revista Nutrição mostrou que ratos alimentados com dietas ricas em gordura, juntamente com a polpa do açaí, tiveram níveis mais baixos de colesterol LDL (“mau”) do que os ratos que foram alimentados com dietas ricas em gordura, sem a polpa de açaí. As antocianinas no açaí também podem ajudar a reduzir níveis de colesterol.

Benefícios para o coração

Estudo publicado na revista Atherosclerosis mostra que o suco de açaí protege contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.

Sistema imunológico

Os antioxidantes presentes no açaí, incluindo altos níveis de vitamina C, podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico.

Agente anti-inflamatório

Alguns estudos também mostram que o açaí pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças autoimunes.

Prevenção do Envelhecimento

Os antioxidantes no açaí podem ajudar a amenizar os efeitos do envelhecimento. Flavonoides e antocianinas podem reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem.

Ainda segundo a nutricionista do Instituto de Câncer de Brasília, Michelle Mendes, por ser uma fruta bastante energética, o açaí é ótimo para ser consumido antes da atividade física, pois ajuda a manter a energia durante o treino. Mas ela alerta: “Os açaís que encontramos por aí podem vir cheios de açúcares. E a dica é comprar a polpa da fruta sem açúcar e bater com uma fruta de sua preferência”. Ela aproveita e dá uma receita deliciosa e saudável: é só bater no liquidificador uma polpa de açaí, uma banana e 150 ml de água gelada.

_______________________________________________

Até a próxima!

Saiba mais:

O poder do abacate!
5 dicas para emagrecer com a musculação!
Escolhas Alimentares: Vamos tentar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s