HIIT e risco cardíaco, tome cuidado!

Olá, tudo bom?

Certamente você já ouviu falar sobre o treinamento HIIT, ou o treinamento intervalado de alta intensidade. O HIIT, é uma excelente estratégia para melhorar a saúde do seu coração. Porém o excesso desse tipo de treino aumenta os riscos de arritmias cardíacas e danos estruturais a saúde do seu coração, as quais podem evoluir para um quadro fatal. Então, se você possui uma predisposição ou alguma patologia cardíaca, leias as dicas para realizar esse treino com segurança de acordo com seu nível de aptidão física.

HIIT E NÍVEL DE APTIDÃO

1)Iniciantes: recomenda-se utilizar a relação 2:1 entre descanso e esforço, respectivamente, pois o maior tempo destinado a recuperação, nesse estágio inicial, permite ganhar condicionamento físico ao mesmo tempo que não sobrecarrega o coração.

Exemplo: 2 minutos de caminhada intercalado por 1 minuto de corrida.

hiit coração2)Intermediário: recomenda-se utilizar a relação 1:1 entre descanso e esforço, respectivamente, pois  nesse estágio seu músculo cardíaco estará mais adaptado ao esforço do treinamento, e assim, suportará um menor tempo de recuperação.

Exemplo: 1 minuto de caminhada intercalado por 1 minuto de corrida mais intensa do que no estágio iniciante.

3)Avançado: recomenda-se utilizar a relação 1:1 ou 1:2 entre descanso e esforço, respectivamente, pois desse modo seu coração terá os estímulos necessários para se tornar mais forte nesse estágio de treinamento.

Exemplo: 1 minuto de caminhada intercalado com 2 minutos de corrida mais intensa do que no estágio intermediário.

Não há problema em realizar o treino HIIT se você possui alguma predisposição ou patologia cardíaca. Porém esse treino deve ser realizado em dias alternados, entre 2 ou 3 vezes no máximo na semana, pois somente assim seu organismo se recuperará dos efeitos do treino de alta intensidade. Além disso, o tempo máximo para a realização do treino HIIT deve ser de 30 minutos e NUNCA deve ser utilizado intervalos muitos curtos entre descanso e esforço. Por exemplo: 15 segundos de descanso por 15 segundos de corrida ou 30 segundos de descanso por 30 segundos de corrida, pois em pessoas com predisposição a riscos cardíacos, esses intervalos curtos aumentam os riscos de arritmias cardíacas que podem ser fatais.

Até a próxima!

Saiba mais:

Homens x Mulheres: Respostas iguais ao HIIT?
HIIT e Hipertrofia: Vale a pena investir?
HIIT vs Aeróbio Contínuo, qual é o melhor para EMAGRECER?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s