7 dicas do consumo de Queijos à sua saúde!

Olá, tudo bom?

Um dos alimentos que mais sofre com o terrorismo nutricional atualmente são os queijos. Sendo assim, acompanhe as dicas e sugestões sobre a efetividade do queijo para a sua saúde no repost de Nutrição dessa semana. Boa leitura!

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Por Carolina Sartori – @sartori.carol

1. Vcs já sabem que gordura saturada não é veneno, certo (tem post)? q nao precisa ser eliminada da vida, certo? Então vamos falar dos nossos queridos, amados e idolatrados QUEIJOS!
2. Existem queijos magros: minas frescal, ricota, cottage, creme de ricota, etc que tem menos gorduras, sendo que o cottage é que tem menos calorias/gordura e mais proteínas por porção.
 queijos3. E existem queijos gordos: parmesão, provolone, gorgonzola, brie, coalho, minas padrão, muçarela, etc. Esses geralmente tem uma quantidade de gorduras e proteína equivalente (em torno de 8 a 10g de cada em 30g). 4. TODOS esses queijos podem ser consumidos em qualquer dieta, seja ela para ganho de peso ou perda de gordura, o que vai variar é a QUANTIDADE que vc consome e a dieta como um todo, se se encaixa na sua dieta ou não. Pq TUDO DEPENDE DO TODO!
5. Não consuma queijos processados tipo catupiry, cheddar, polenguinho, etc. Prefira os queijos “de verdade”.
6. Os melhores queijos tem todos ou alguns desses ingredientes: coalho, leite, creme de leite, cultura de fungos… Não sai mto disso. Se a lista de ingredientes começar a ficar esquisita: larga lá na prateleira do mercado!
7. Se vc nao tem problemas com leite e derivados e gosta de queijos, não tem pq deixar de consumir!

Effect of a high intake of cheese on cholesterol and metabolic syndrome: results of a randomized trial. Nilsen R, et al. Food Nutr Res. 2015:
Esse estudo avaliou o efeito de uma alta ingestão de queijo gouda na síndrome metabólica e no colesterol de 153 participantes distribuídos randomicamente em 3 grupos. 1 grupo controle, 1 grupo consumindo o gouda com 27% de gordura e um grupo consumindo um queijo “fatfree” (sem gordura). Após 8 semanas sabe o que eles constataram?
Não houve aumento nos índices de LDL colesterol e aqueles participantes com síndrome metabólica que consumiram o queijo gouda tiveram redução dos triglicérides e do LDL quando comparados com o grupo controle.

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Até a próxima!

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