Treino na escada é treino para?

Olá, tudo bom?

Responda com sinceridade, você utiliza o treino na escada para qual finalidade? Ganhar massa muscular nas coxas e glúteo ou para aprimorar seu condicionamento cardiorrespiratório? Se você tem essa dúvida, leia a seguir a real contribuição do treino na escada para cada um desses objetivos.

ESCADA: HIPERTROFIA x CONDICIONAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO

escadaA resposta para essa pergunta é simples e direta: O treino na escada é mais eficaz para você melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório do que promover uma hipertrofia muscular eficaz. Isso se deve a característica cíclica do treino em escada, isto é, você está em constante movimento. Além disso, suas fibras musculares se acostumam rapidamente ao estímulo do treino da escada. Como um dos principais mecanismos da hipertrofia muscular é o tempo que músculo permanece sob tensão sobre uma carga, chega um momento em que a falta dessa sobrecarga no treino na escada não induz a sinalização eficaz para os ganhos de hipertrofia.

 DICA DE TREINO

Utilize a escada para melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório da seguinte forma:

  •  Realize treinos intervalados, utilizando a relação 1:1 ou 2:1 entre tempo de esforço e descanso. Essa característica de treino intervalada aprimora seu condicionamento cardiorrespiratório rapidamente.

  • Realize treinos contínuos e use como parâmetro sua “fala”. Basicamente, se durante o treino você consegue emitir uma frase longa, seu ritmo está abaixo do que realmente é capaz de realizar. Mas se conseguir falar umas breves palavras: “Olá, tudo bom?” isso é um sinal de esforço moderado no qual suportará por 20 a 30 minutos, tempo ideal para aprimorar seu condicionamento cardiorrespiratório.

A melhora do condicionamento cardiorrespiratório é o principal benefício que se obtém com o treino na escada. Contudo, você pode obter ganhos adicionais de hipertrofia muscular na musculatura da coxa, se associar o treino de escada ao final de um treino de musculação para a região da coxa. Já para os glúteos, o treino de escada não é eficaz, pois o glúteo é pouco exigido para realizar a extensão do quadril ao subir os degraus da escada. O correto, então, é utilizar a escada para melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório. Por meio da melhora desse parâmetro, você executa as suas atividades cotidianas com mais independência, bem como se previne de doenças mentais, como a doença de Alzheimer.

Até a próxima!

Saiba mais:

3×10 ou 3×20: Quantas repetições hipertrofia mais?
Agachamento, emagrece e hipertrofia!
Afundo ou Passada: Qual é o melhor para Hipertrofia?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s