Suco de beterraba: excelente para seu esporte!

Olá, tudo bom?

Algumas pesquisas recentes demonstram efeitos positivos do suco de beterraba para diversas modalidade esportivas. Para saber mais, leia a opinião da Nutricionista Dani Caparros e veja se o seu esporte se encaixa nos benefícios apresentados por meio desse suco.

___________________________________________

Por Dani Caparros – Nutricionista.

Suco de beterraba pode melhorar o rendimento!

Deliciosos e alguns bem refrescantes, os sucos são ótima opções para os dias quentes, mas podem ser ótimas opções também quando pensamos em exercícios. Essa mistura de frutas em combinações contrastantes desperta em todos a vontade de em experimentar tais delícias! Assim, nada melhor do que aproveitar o sabor e ainda ingerir muitos benefícios. Sucos são fontes de carboidratos (as próprias frutas são fontes de carboidratos), fibras, vitaminas, minerais e de compostos ativos. Porém, hoje, nem só com frutas os sucos são preparados. Atualmente há muitas opções de sucos que levam verduras e até legumes.

Um suco bastante procurado para quem pratica atividade física é o suco de beterraba, já ouviu falar?

A beterraba é um tubérculo riquíssimo em betacaroteno, um antioxidante super potente. Portanto, rica em vitamina A, vitamina essencial para o bom funcionamento dos olhos e bom aspecto da pele. O tubérculo, ainda é fonte de carboidrato e por isso ideal para auxiliar na reposição do glicogênio pós-exercício. Mas tem sido muito utilizado por outro motivo!

suco-de-beterraba-dieta-suco-rosaCom toda certeza você já ouviu algum dia algum amigo falar que ingere um suplemento pré treino ou um suplemento vasodilatador, não é mesmo? Um dos componentes desses suplementos é a arginina, um aminoácido precursor do óxido nítrico.  E é esse óxido nítrico que irá levar à uma melhor perfusão sanguínea (vasodilatação), auxiliando em um maior transporte e absorção de nutrientes e sendo interessante então para praticantes de exercícios ou atletas. Mas, será mesmo que apenas o suplemento apresentaria esse benefício? Estudos sugerem que o suco de beterraba pode auxiliar no rendimento do exercício. Um estudo bem conhecido, foi realizado com atletas de ciclismo suplementados com o suco de beterraba por 6 dias e verificou-se efeito positivo para tais atletas.

A beterraba tem alto teor nitratos, que posteriormente transformam-se em óxido nítrico. Sim, a mesma substância gerada pelo consumo do suplemento já citado. E de fato, alguns estudos tem demonstrado que consumir alimentos ricos em nitratos também pode aumentar o óxido nítrico. A ingestão de suco de beterraba além de saborosa, além de promover melhora no rendimento, também deixará os músculos melhores para o próximo treino. Dependendo de cada situação pode ser usado antes, ou até após o treinamento. Que tal começar a testar a ideia?

Receita de Suco de beterraba

Ingredientes

  1. 1 beterraba pequena sem casca

  2. 1 cenoura pequena sem casca

  3. Suco de laranja

  4. gengibre à gosto

  5. Modo de preparo:

  6. Bater no liquidificador com 150ml de água e beber geladinho!

A especialista em Nutrição Esportiva Dani Caparros explica que  “O suco de beterraba é muito nutritivo, rico em carotenoides, flavonoides e vitamina C. Algumas pesquisas mostram que pode auxiliar em treinos de corrida/ bike. Alguns estudos correlacionam também o consumo com melhora da pressão arterial, outros com aumento de potência e do tempo até exaustão. Indivíduos ativos beneficiam-se pois há sim melhora no rendimento”.

__________________________________________

Até a próxima!

Saiba mais:
Bebidas açúcaradas e Risco de Infarto!
Adoçantes artificiais são úteis para emagrecer?
Glutamina: vale a pena suplementar?

Publicado por

William Amaral

Fundador do canal Sempreguiça Mestre em Neurociência. Especialista em Fisiologia e Treinamento Personalizado. Graduado em Educação Física.

Deixe um comentário