Treino de força para corredores!

Olá, tudo bom?

Você que participa das corridas de rua aos finais de semana, certamente já sabe a importância dos treinos de musculação para melhorar suas marcas e evitar lesões. Porém você sabe quais são as melhores estratégias de treino na musculação para atingir esses objetivos? Se ainda não sabe confira a sugestão de treino que melhorará seu desempenho.

FORÇA MUSCULAR x CORRIDA DE RUA

corrida musculaçãoExiste uma gama de treinos específicos na musculação que os corredores de rua devem incluir na sua programação de treinos ao longo do ano. No entanto, o treino específico para aumentar a força muscular dever ser utilizado com frequência, pois esse treino protegerá as suas articulações e os grupos musculares que são bastante exigidos durante uma corrida de rua. Por exemplo, trajetos que incluem muitas subidas e/ou descidas são os que mais exigem da força muscular. 

DICA DE TREINO 

O treino específico para aumentar sua força muscular deve atender alguns critérios como: 

  • O número de repetições em cada série deve ser entre 1 a 5 repetições máximas;

  • O intervalo de descanso entre as séries deve ser no mínimo de 2 minutos;

  • A frequência semanal deve ser de 1 ou 2 vezes, com intervalo de 72 horas entre as sessões de treino;

  • Priorize os exercícios multiarticulares como: agachamento, supino, puxadas, stiff, etc.;

  • Treine com um acompanhamento para ajudar na execução e na motivação do treino.

O treino específico para aumentar a força muscular é essencial para que os praticantes das corridas de rua melhorem suas marcas e se previnam de lesões. Um dos principais benefícios do treino de força muscular é a sua colaboração nos quilômetros finais de uma corrida, onde seus músculos já estarão bem fadigados. Como esse treino exige a realização das séries próximas ao seu 100%, será fundamental realizar um aquecimento prévio ao treino, bem como exigirá muita concentração e motivação para realizá-lo de forma segura e eficaz. Nesse sentido, a orientação profissional especializada fará a diferença, pois ajudará na sua motivação e orientará de forma precisa a execução correta dos exercícios.

Até a próxima!

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