Os primeiros “km” da corrida de rua!

Olá, tudo bom?

Certamente você já sentiu uma adrenalina incrível antes de iniciar uma corrida de rua. Entretanto, toda essa adrenalina no início da corrida pode comprometer o seu desempenho final. Para evitar isso, veja o exemplo hipotético que coloquei abaixo e entenda o motivo pelo qual isso ocorre. 

corrida William Carvalho Amaral✅No início você está a 5 km/h, logo sua célula muscular precisa de 1 O2 para gerar energia;
✅Quando você inicia a sua corrida à 9 km/h sua célula muscular precisará de 8 O2 para gerar energia suficiente a essa velocidade;

Porém, o seu organismo não tem a capacidade de captar 8 O2, durante essa rápida transição de velocidade, para gerar energia via metabolismo aeróbio. Isso só acontecerá entre 2 a 4 minutos de corrida à 9 km/h. Essa diferença de tempo para alcançar o equilíbrio de O2 se deve a diferença de treinamento. Pessoas treinadas, também tem esse déficit de O2, mas atingem mais rapidamente o equilíbrio de O2 do que uma pessoa sedentária.

Isso ocorre em virtude de um aumento do fluxo sanguíneo global (débito cardíaco) e/ou do fluxo sanguíneo mais significativo para os músculos ativos, além das adaptações celulares induzidas pelo treinamento, que por sua vez aumentam a capacidade celular de gerar energia (ATP) aerobicamente (aumento de gordura intramuscular, que NÃO significa ENGORDAR).

Então, para não entrar em fadiga precocemente na sua corrida de rua, recomenda-se que no início (2-4 min) você aumente gradativamente sua velocidade para alcançar o equilíbrio de O2, e assim, realizar sua prova com mais eficácia. Deixe para os últimos km ou metros aquela arrancada cinematográfica 😆.
Peça orientação profissional para realizar suas corridas e divirta-se nelas! 😉

Até a próxima!

Saiba mais:
Corrida na Descida: bom ou ruim?
Glúteo e Corrida: Vamos Fortalecer!!
Esteira, rua ou ecológica: Qual é a sua corrida?

 

Um comentário sobre “Os primeiros “km” da corrida de rua!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s