Sal do Himalaia é melhor do que o sal de cozinha?

Olá, tudo bom?

Uma nova tendência alimentar que surgiu nos últimos meses é a inclusão do sal do Himalaia, ou sal rosa do Himalaia, sob a proposta de que ele é mais benéfico a sua saúde do que o sal de cozinha. Mas será que isso é verdade? Confira a opinião do nutricionista Michael Alexandre e pense sobre isso. Boa leitura! 

_____________________________________________

Por Michael Alexandre – Dicas de treino.

Criou-se uma epidemia gigantesca sobre o Sal do Himalaia e seus benefícios, porém não há nada comprovado na literatura sobre os suas vantagens em relação ao outros sal. Li muitas matérias alegando que ele possui 84 nutrientes e traz inúmeros benefícios, porém a quantidade de nutrientes é mínimo e dentro desses 84 nutrientes que dizem trazer inúmeros benefícios e ainda temos o urânio, rádio e polônio que são substâncias radioativas que em excesso são tóxico. Li em um site que o Sal do Himalaia trata mais de 20 doenças e não aumenta a pressão. Hoje pode-se ver que qualquer um pode escrever qualquer coisa, inclusive eu. Só que muitos são oportunos da ingenuidade das pessoas e não citam referência a respeito de determinados assuntos, pois não existe referência para tal!

sal do himalaiaPessoas que são sensíveis ao sal, independente de qual seja ele terá elevação da pressão arterial, a diferença do Sal do Himalaia é que ele contém 320 mg de sódio e levemente a mais de potássio, magnésio e ferro comparado ao sal de mesa que contém 420 mg, porém essa quantidade é insignificante e não trará nenhum benefício adicional com seu consumo. Entendam, alimentos que contém uma maior quantidade de um determinado nutriente que o outro, não faz dele um alimento fonte, então tome cuidado com essas informações passada de forma rasa.

Os nutrientes contidos no sal rosa não trarão benefício adicional e nem irá diminui a epidemia de pressão alta e doenças cardiovasculares: Primeiro porque a quantidade de sódio contida no sal do Himalaia tem uma diferença muito pequena do sal de mesa e segundo porque ainda não temos estudos mais concretos para avaliar o sal como inimigo da saúde pública. Consuma o Sal de Mesa, Himalaia, Marinho ou qual quiserem, porém com a recomendação estabelecida e esqueçam essa história de que o Sal do Himalaia é superior e cura tudo, pois isso não existe.

Enquanto não existe comprovação o Sal do Himalaia não é um super alimento (aliás, não existe super alimento) e a recomendação diária para a ingestão de sódio continua a mesma de 2000mg por dia!

Referências:
Authority Nutrition, Theme Adow, Sciencebased Medicine

__________________________________________

Até a próxima!

Saiba mais:
Gorduras: essencial a sua saúde!
Depressão em Mulheres x Risco Cardíaco.
Exercício Físico e Doença de Alzheimer: Vale Investir!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s