Manobra de Valsalva: Perigo na musculação?

Olá, tudo bom?

Você já reparou que ao realizar um exercício de musculação sua respiração trava e você acaba prendendo o ar? Pois é, essa é uma cena muito comum de se observar. Agora, você sabia que travar constantemente a respiração durante a execução de um exercício pode ser perigoso a sua saúde? O nome disso chama-se Manobra de Valsalva. Leia abaixo para entender mais sobre esse assunto.

Quando você realiza um exercício de musculação é comum ocorrer o bloqueio involuntário da sua respiração, principalmente quando o aumento da carga se torna progressivo. Esse bloqueio é conhecido como Manobra de Valsalva. Esta manobra aumenta a pressão intratorácica, diminui o retorno venoso ao coração e aumenta a pressão arterial. Logo, essa manobra não é aconselhável para pessoas com problemas cardiovasculares como a hipertensão‬.

DICA DE TREINO

manobra de valsalvaPara evitar essa manobra é importante você manter uma respiração natural durante a execução dos exercícios. A sugestão principal para manter uma respiração harmônica é a seguinte:

  • INSPIRE (puxe o ar) – no momento em que está controlando o movimento. No supino reto por exemplo, a inspiração pode ser feita no momento em que a barra desce até o peitoral. Já no agachamento, realize a inspiração quando desce com a barra próximo ao solo;

  • EXPIRE (solte o ar) – no momento em que realiza a maior força para executar o movimento. No supino reto por exemplo, a expiração será feita no momento em que você empurra a barra para cima. Já no agachamento, realize a expiração quando subir com a barra que está o mais próximo ao solo, até a posição inicial do movimento (em pé com os joelhos estendidos).

Por outro lado e interessantemente, como é uma manobra involuntária, alguns pesquisadores sugerem que essa manobra tenha algum efeito fisiológico benéfico. Nesse sentido, algumas poucas evidências mostram que essa manobra tem efeitos protetores para o cérebro, à medida que há um levantamento acentuado de carga como no caso da atleta da figura.

Portanto, caso você não seja nenhum atleta olímpico, mantenha sua respiração o mais natural possível para a realização dos exercícios de‪ musculação‬, e assim, previna-se dos aumentos significativos da Pressão Arterial que podem ser prejudiciais a sua saúde! Bons treinos!

Até a próxima!

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