A Corrida é aliada da Neurogênese!!

Olá, tudo bom?

Se alguém afirmasse a você sobre a possibilidade que o seu cérebro possui de formar novos neurônios você acreditaria? Se a sua resposta foi um sim você acertou!! Pois é, hoje já se sabe que ocorre a formação de novos neurônios (neurogênese) mesmo na idade adulta. O mais interessante desse fato é que a região do seu cérebro que controla a memória e o aprendizado (hipocampo) é uma região muito fértil para a formação de novos neurônios.

neurogênese por @sempreguicaComo você pode observar na figura ao lado, o exercício aeróbio é um potente estímulo para induzir a neurogênese no hipocampo. Veja que o grupo de ratos que não se exercitou (controls) apresenta poucas células que se tornarão novos neurônios (pontos pretos). Entretanto, veja a quantidade de células que se tornarão novos neurônios nos ratos que se exercitaram com a corrida. Impressionante, não é??

Esse aumento dos futuros neurônios é muito benéfico, visto que a expectativa de vida aumentou nos últimos anos, mas junto com ela aumentou os casos de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. Assim, incluir o exercício aeróbio na sua rotina de treinos é uma ótima estratégia de prevenção para as doenças neurodegenerativas, pois o mesmo potencializa a formação de novos neurônios na região do hipocampo.

Além disso, essa é mais uma evidência que sustenta o uso do exercício aeróbio no contexto da obesidade, pois como se sabe, a obesidade é relacionada a diversas patologias, dentre elas as demências, isto é, as doenças que prejudica as funções cognitivas (memória, aprendizado, atenção, resolução de problemas, etc.). Portanto, inclua atividades aeróbias seja qual for o seu objetivo e se previna das doenças neurodegenerativas, bem como melhore suas capacidades cognitivas.

Até a próxima!

Saiba mais:
Exercício físico e Depressão!
Depressão em Mulheres x Risco Cardíaco.
Memória e Exercício Físico!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s