L-Carnitina “queima” mais gordura?

Olá, tudo bom?

O uso do suplemento L-Carnitina é empregado para potencializar a queima de gordura durante e após os exercícios físicos, e assim, contribuindo para redução do % de gordura. Mas será que isso é verdade? Acompanhe o texto elaborado pela Nutricionista Flavia Tonolli e saiba mais sobre assunto. Boa leitura!

_____________________________________________________

Por Flavia Tonolli – @flaviatonolli

Atendendo à pedidos, vou falar da suplementação de L-carnitina.
Trata-se de uma substância muito encontrada em termogênicos. Ela vende a promessa de redução de peso e de gordura corporal. 
A L-carnitina é normalmente encontrada no nosso organismo, também muito presente na nossa alimentação (carnes). Ela participa do metabolismo de lipídeos, do processo que faz a gordura entrar na mitocôndria para ser “queimada”.

capas blog l carinitina Flavia TonolliPortanto, a ideia desse suplemento é: se eu aumento a velocidade que a gordura entra na mitocôndria, também aumento a quantidade de gordura “queimada”
Se isso realmente acontecesse, seria incrível. Mas infelizmente, não é bem por aí, a suplementação da substância não faz com que a gordura seja mais oxidada.

Isso foi comprovado por diversos estudos, entre eles um estudo australiano publicado pelo International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, mostrou que a suplementação de 2g L-Carnitina/dia durante 8 semanas NÃO promoveu perda de peso em nem de gordura corporal em mulheres com sobrepeso. Outro estudo bem conhecido da USP (Coelho, 2010), apontou resultados semelhantes de que a L-Carnitina NÃO apresentou efeito na composição corporal e nem no gasto energético.

Em outras palavras, embora seja bem disseminada no mercado e muitas pessoas acreditarem na eficiência da L-Carnitina, estudo são bem elucidados em relação a sua não eficiência.

_________________________________________

Até a próxima!

Saiba mais:
Suplementos: Vale a pena investir?
Glutamina: vale a pena suplementar?
Hipertrofia: Whey Protein ou Alimento?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s