Exercício aeróbio e Diabetes Infantil!

Olá, tudo bom?

Você já observou no seu dia a dia o número de crianças com sobrepeso ou obesas? Certamente já viu não é? Isso não é atoa, pois a cada ano esse número aumenta em muitos países ao redor do mundo. O grave problema do aumento de crianças com sobrepeso ou obesas é que a obesidade aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 já nessas faixas etárias. Por sua vez, a diabetes tipo 2 compromete a função renal, visual e a sensibilidade para detectar algum tipo de ferimento nas extremidades das mãos e dos pés.

Sendo assim, é fundamental a união de pais e profissionais da saúde para combater o sobrepeso e a obesidade nas crianças e adolescentes, que por sua vez aumenta o risco de Diabetes Tipo 2.

CIÊNCIA

Sempreguiça diabetes infantilPara prevenir e tratar da diabetes infantil, estudo recente investigou o efeito da musculação e do exercício aeróbio no aumento da sensibilidade à insulina, o qual é muito importante no tratamento da diabetes tipo 2. Os resultados revelaram que o treino aeróbio foi mais eficaz do que a musculação no aumento da sensibilidade à insulina. Assim, os pesquisadores recomendam a inclusão do treino aeróbio para crianças e adolescentes com sobrepeso/obeso que apresentam os primeiros sinais ou já diagnosticadas com diabetes tipo 2.

Outra dica importante é que nessa fase as modalidades aeróbias em academia (esteira, bike) costumam ser monótonas para as crianças e os adolescentes, então a inserção na prática dos mesmos em esportes coletivos e atividades aeróbias em grupo são eficazes para a aderência e a motivação aos treinos.

Então, bora prevenir a diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes e assim melhorar a qualidade de vida delas hoje e ao longo de suas vidas.

Até a próxima!

Saiba mais:
Obesidade Infantil, a prevenção começa pela Alimentação!!
Crianças têm que BRINCAR!!!!
A musculação atrapalha o desenvolvimento de adolescentes??

Publicado por

William Amaral

Fundador do canal Sempreguiça Mestre em Neurociência. Especialista em Fisiologia e Treinamento Personalizado. Graduado em Educação Física.

Deixe um comentário