Prancha: excelente para o core, mas cuidado!

Olá, tudo bom?

A prancha é um ótimo exercício para o fortalecimento dos músculos abdominais. Isso se deve a característica da contração isométrica feita no exercício (sem movimento). Hoje já existe até campeonato para saber quem consegue permanecer o maior tempo possível nessa posição.

DICA DE TREINO

Prancha por @sempreguicaPara potencializar o fortalecimento abdominal por meio da prancha faça o seguinte:

  1. Varie o tempo que permanece sob a prancha entre 30 segundos a 1 minuto conforme evolui o seu condicionamento;

  2. Varie o tempo de descanso entre as séries entre 20 a 40 segundos;

  3. Faça o apoio dos antebraços ou pés sobre superfícies instáveis como a bola Suiça.

DICA DE SAÚDE

Entretanto, essa contração isométrica feita na prancha, promove um aumento significativo da pressão arterial sistêmica e torácica à medida que permanece nessa posição, logo esse tipo de exercício não é recomendado para pessoas com hipertensão arterial ou alguma disfunção cardíaca.

Contudo, se você está nessa situação e quer fortalecer seu abdômen, a sugestão é investir nos exercícios mais tradicionais de solo ou nas máquinas abdominais, evitando a manobra de Valsalva.
Peça orientação do profissional de Educação Física e bons treinos 💪🏼!

Até a próxima!

Saiba mais:
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