Aquecimento: Essencial para um bom desempenho!

Olá, tudo bom?

Responda para mim com sinceridade: Você já pulou a etapa do aquecimento para terminar rapidamente os seus exercícios? Se sua resposta foi um SIM, tome cuidado, pois o aquecimento é uma etapa importante para realizar os exercícios com segurança e eficácia.

AQUECIMENTO x EXERCÍCIOS FÍSICOS.

sempreguica_aquecimentoNa musculação, por exemplo, você pode usar o aquecimento específico para melhorar seu desempenho nos treinos. Para realizá-lo, ANTES de executar a primeira série do primeiro exercício, faça uma série com aproximadamente 50-60% da carga que utiliza na sua primeira série. Ou seja, se na primeira série você executa o exercício com 40 kg total, antes, faça uma série entre 12-15 repetições com 20 kg total. Com isso, você terá uma maior excitação neuro-muscular para realizar o treino com um ótimo desempenho.

Já no exercício aeróbio contínuo, você pode aquecer numa velocidade entre 50 a 70% correspondente a velocidade do treino. Por exemplo, se fizer um aeróbio contínuo durante 30 minutos a uma velocidade de 10,0 km/h, faça um aquecimento entre 5 a 7 minutos com velocidades progressivas. A saber:

  • 1 minuto a 5,0 km/h

  • 2 minutos a 6,5 km/h

  • 2 minutos a 8,0 km/h

Igualmente a musculação, esse aquecimento possibilita uma maior excitação neuro-muscular para realizar o treino com um ótimo desempenho. Além disso, esse tipo de aquecimento também cabe no treino intervalado de alta intensidade (HIIT). Isto é, se for correr a 12 km/h nos tiros do HIIT, aqueça numa velocidade entre 50 a 70% correspondente a velocidade do treino.

Então, nada de chegar na academia e realizar diretamente seu treinamento. Faça um aquecimento específico para a modalidade de exercício que executará no dia. Caso more, ou esteja num local onde a temperatura esteja muito baixa, a dica é realizar um aquecimento geral inicialmente, e somente depois realizar um aquecimento específico.

Mantenha a regularidade para obter bons resultados!
Bons treinos 💪🏼🤓!

Até a próxima!

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