Chia, excelente para a saúde!!

Olá, tudo bom?

Atualmente, diversas doenças crônicas degenerativas como a Obesidade e o Câncer, tem nos processos inflamatórios, o mecanismo que agrava e induz essas doenças. Sendo assim, uma estratégia alimentar eficaz deve minimizar ao máximo esses processos inflamatórios.

Leia o repost de Nutrição dessa semana e saiba mais sobre a Chia, um potente alimentos com ações anti-inflamatórias.

__________________________________

Por Portal G1 

Um estudo do Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp, em Campinas (SP), revelou que, além das propriedades nutritivas, o consumo da semente ou do óleo da chia pode ajudar na prevenção de vários tipos de doenças, entre elas o câncer e o mal de Alzheimer. Segundo os pesquisadores, é a primeira pesquisa que descobriu na chia um poder antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce das células. O alimento ajuda também a reduzir a quantidade de açúcar no sangue.

Estudo em ratos
A pesquisa para descobrir os efeitos da chia no organismo começou há quatro anos. Durante seis meses, os pesquisadores usaram a semente e o óleo como parte da ração de ratos magros e obesos.

“Nós verificamos que tanto com o consumo da semente quanto com o óleo de chia, mostrou um efeito anti-inflamatório, reduziu os níveis de colesterol em torno de 30% a 40% e também aumentou a concentração de ômega 3 nos animais”, explica a pesquisadora Rafaela Marineli sobre os resultados obtidos com o experimento.

Descobertas
chiaDe acordo com o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Mário Maróstica, o estudo também revelou que, além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, a chia previne doenças cardiovasculares, diabetes tipos 1 e 2, além de reduzir a incidência de mal de Alzheimer e de câncer.

“A ingestão da chia está relacionada à redução dos radicais-livres. Ela previne outras doenças por conseguinte”, afirma Maróstica.

A pesquisa, publicada em revistas científicas internacionais, é também a primeira que mostra o poder antioxidante da semente no organismo dos animais, segundo a Unicamp. A conclusão do trabalho realizado pelos pesquisadores é que a chia ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células.

Duas colheres de sopa
Para garantir todos esses benefícios, os especialistas recomendam a ingestão de duas colheres de sopa de chia nas refeições diárias, ou o uso do óleo no tempero da comida. 

A secretária Maria Célia, que precisou passar por uma reeducação alimentar devido a um problema de saúde e incluiu a chia na sua dieta alimentar, conta que a semente pode ser consumida com facilidade. “Ela é totalmente neutra, tanto é que você pode colocá-la numa panqueca. Num suco de uva ela se transforma numa sobremesa maravilhosa”, comenta.

_________________________________________________

Até a próxima!

Saiba mais:
Comece bem o dia: Alimentos de qualidade!
O poder do abacate!
Suplementação de proteínas e emagrecimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s