Mecanismos Compensatórios, quais são os seus?

Olá, tudo bom?

compensatorios by sempreguiça

Olhe para o gasto calórico total após 12 semanas de treino na figura acima, e responda em qual dos grupos os voluntários mais emagreceram:
A ou B?

E se eu responder que ambos os grupos tiveram resultados similares nos perfis de emagrecimento, qual seria a sua justificativa?
Pois é, nesse estudo, ambos os grupos tiveram resultados semelhantes nos perfis de emagrecimento, mas o grande diferencial para esses resultados similares, foi a análise do comportamento dos voluntários pós-treino.

Ou seja, embora o programa de exercícios do grupo A induziu um gasto menor de calorias em relação ao grupo B, no período pós-treino, as pessoas do grupo A tiveram mais disposição para realizar tarefas cotidianas, como passear com o cachorro, do que as pessoas do grupo B, que treinaram mais “pesado”, mas apresentaram mais comportamentos sedentários como assistir TV. E isso é conhecido como mecanismos compensatórios.

Assim, na hora de elaborar suas estratégias de emagrecimento é muito importante o seu auto conhecimento para não se sabotar e ter comportamentos, do tipo: “Ah hoje eu treinei, então posso chutar ou balde”. Ou, do que adianta se matar durante 1 hora na academia e passar o resto do dia sem força para nada?

Portanto, faça estratégias de acordo sua rotina e o seu estilo de vida para obter mais sucesso e aderência ao seu programa de emagrecimento. Bons treinos!!!💪🏼🤓

Até a próxima!

Saiba mais:

Obesidade Ginoide e Androide: Qual é a sua?
Musculação e Emagrecimento: Qual exercício escolher?
Aeróbio e Musculação OU Musculação e Aeróbio?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s