Pipoca, um antioxidante para todos os momentos!!

Olá, tudo bom?

Sou muito suspeito para falar e indicar o alimento do repost de Nutrição dessa semana:

PIPOCA!!!

Não tem como ficar sem ela, não é? Mas você sabia que dependendo do modo de preparo ela pode perder seus nutrientes? Leia mais sobre os diversos benefícios da pipoca a saúde! Boa leitura!

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Por Nayara Cavalcanti – @nayccavalcanti

PIPOCA

O alimento preferido dos cinéfilos de plantão, possui muitos benefícios à saúde e é considerado um alimento funcional.

Um grupo de estudiosos da Universidade de Scranton (Pensilvânia), descobriu que o alimento possui mais polifenóis do que algumas frutas e legumes. Isso se deve porque os antioxidantes pipoca by nayccavalcantipresentes na pipoca estão mais concentrados pela sua baixa quantidade de água, em comparação às frutas e legumes, já que os polifenóis são diluídos no líquido. Quanto menos água tiver, maior será o teor antioxidante do alimento, exemplo: casca das frutas, frutas secas, etc. A casquinha da pipoca, é rica em polifenóis e fibras, portanto, pense duas vezes antes de descartar.

Contudo, a pipoca só se torna um alimento saudável se for preparada do jeito tradicional, sendo de preferência milho orgânico (que não seja transgênico), preparado em uma panela (cerâmica/vidro, de preferência), com pouco óleo (pode ser óleo de coco, banha de porco caipira, manteiga) e pouco sal marinho integral. Adicionar ervas, como o alecrim, também é uma boa pedida, além de deixar a preparação mais funcional e com mais benefícios.

As versões de micro-ondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, não são recomendadas. O micro-ondas agita as moléculas aquecendo-as mais rapidamente resultando na destruição dos nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas dos alimentos. Um estudo da Universidade de Minnesota (EUA) sugeriu que o aromatizante que dá o sabor artificial de manteiga à pipoca de micro-ondas pode aumentar o risco da doença de Alzheimer. Pesquisadores ressalvam que ainda é preciso mais estudos.

É importante salientar, que consumo de frutas e legumes não deve ser substituído por pipoca, deve haver bom senso no consumo. Para saber como adequar a ingestão da pipoca em sua alimentação diária, procure um profissional nutricionista.

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Até a próxima!

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